Afiando o machado, na comunicação visual!

Compartilhe:

Afiando o machado, na comunicação visual!

Escutei esta estória quando tinha apenas 14 anos (50 anos atrás), quando iniciei minha carreira na área de gestão no Banco Itaú América S/A, em 1969.Quem me passou ela foi meu saudoso chefe Themistocle Vicente Menghi, na época com 74 anos, que Deus o tenha, nunca esqueci do mesmo, de tudo o que me ensinou e que aplico até hoje em minha vida.

Disse-me: Wilson, não tenha pressa em fazer as coisas, aprenda e utilize as ferramentas que tem em mãos com sabedoria (na época uma linda máquina de escrever e uma calculadora manual)e planeje tudo, antes de iniciar e depois também.

Contou-me:

Diz a lenda,que em uma vila no Canadá, havia um velho lenhador, muito talentoso e que cortava muitas árvores todos os dias, para vender e ajudar quem estava construindo na cidade onde morava.

Um jovem, com apenas 20 anos,muito musculoso, alto e forte,disse, determinado: vou aprender tudo com este velho e vou tomar o lugar dele, eu vou cortar estas árvores, vender e ficar rico em pouco tempo, já que, sendo jovem, vou cortar o dobro do que ele corta.

Sendo assim procurou o velho lenhador e, se fingindo humilde, pediu para o velho lhe ensinar a arte de cortar árvores com o machado. Durante duas semanas o jovem ficou com o velho,aprendendo tudo o que podia, tal como escolher as melhores, a maneira correta de cortar, escolher o lado certo para derrubar as imensas árvores e como tirar os galhos para um melhor aproveitamento.Decidiu que, já com duas semanas de muito trabalho e dedicação, tinha aprendido tudo e lançou um desafio ao velho lenhador.

Vamos marcar um dia, na aldeia, paraver quem corta mais árvores ok? O ganhador leva tudo o que for cortado. O velho, após pensar um pouco, topou o desafio e marcaram o dia.

Chegou no dia combinado, havia alguns juízes, que iriam acompanhar e contar as árvores cortadas. Estabeleceram algumas regras, o diâmetro e a altura mínima, o tipo de árvore eo perímetro de cada um, com centenas de árvores para os dois lenhadores que iriam se enfrentar neste desafio.

Agora cada um já sabia o que podia ou não fazer, tudo estabelecido se prepararam para iniciar.

Com seus machados em mãos, dado o aviso, iniciaram a competição, que iria durar o dia inteiro,até o final do dia deveriam apenas cortara maior quantidade de árvores selecionadas que conseguissem.

O jovem lenhador saiu cortando tudo, trabalhando duro, suando muito no dia ensolarado.De vez em quando parava para tomar água e, nestes momentos, olhava para o lado onde o velho cortava árvores. E quase todas as vezes que fazia isso constatava que o velho estava sentado,de costas para ele,e podia ver, nitidamente, a fumaça que saia do cigarro do mesmo.

E assim foi, o dia inteiro. O jovem suando muito para vencer a competição, o velho parando de vez em quando para descansar e fumar o seu cigarro.

Terminando o dia, os juízes saíram para conferir o rendimento de cada um, o quanto tinham cortado de árvores e ver se todas estavam de acordo com o que foi estabelecido.

No final o resultado: 84 árvores para o jovem, já considerando a exclusão de 12 que foram cortadas fora do parâmetro estabelecido. Para o velho contaram 136 árvores, todas dentro do padrão.

O jovem não se conformava, pediu revisão de contagem e novamente o mesmo resultado se confirmava.

Incrédulo ele perguntou para o velho: Como é que você conseguiu me superar, com 50 árvores válidas a mais?E completando: eu parei dezenas de vezes durante o dia, para beber água e na maioria das vezes eu te via, de costas, fumando e descansando.

O velho lenhador, com muita calma, pediu para o rapaz senta-se ao seu lado, e disse-lhe:

Todas as vezes que me viu parado, fumando meu cigarrinho, estava, na verdade, afiando o meu machado e fazendo o planejamento de quais árvores eu devia cortar, qual era o melhor lado de cada uma que via a minha frente ou do meu lado. Foi simples assim.

Foi conhecendo minha ferramenta, aprimorando o seu corte, e fazendo um bom planejamento que consegui, sem suar nenhum pouco, te vencer neste desafio.

Você ainda tem muito a aprender, que isso lhe sirva de lição e aprendizado.

Moral da estória:

Além de conhecer muito bem a (s) ferramenta (s) que vai utilizar, faça um bom planejamento que, com certeza,enfrentará melhor seus desafios.(Não conheço o autor).

Conclusão, por Wilson Giglio:

Até hoje aplico isso em tudo o que faço e procuro, sempre que possível, compartilhar este conhecimento com todos ao meu redor.

Na minha modesta opinião creio que todos nós devemos fazer da mesma forma, aprender,acumular o máximo possível de conhecimento, afiar nosso machado, sempre!

Isso serve para cada um de nós, tanto como pessoa física ou pessoa jurídica. Temos que conhecer nossas ferramentas, o que temos, e o que nos falta para enfrentar todos os desafios.

Agregar controles internos e gerenciais, que nos permitam elaborar um planejamento mais adequado, capacitar nossos colaboradores para que tenham mais conhecimento, mais experiência, mais sabedoria. Tudo o que possamos agregar para enfrentar todas as dificuldades impostas pelo mercado, temos que, com sabedoria / experiência / planejamento fazermos diferente, nos colocar a frente, pensar fora da caixinha,“afiar nosso machado”, para que possamos corrigir todos os nossos eventuais erros e atingir nossos objetivos e metas.

Assim me coloco a sua disposição, para, comum pouco de sabedoria / experiência que tenho,nestes 50 anos nesta área,te ajudar a driblar qualquer obstáculo, qualquer pedra no caminho,qualquer problema que tenha em sua empresa e / ou seus colaboradores.

Faça o download gratuito da 2ª.Edição do Ebook: Como melhorar os resultados da sua empresa,opine, de sugestões e aguarde a 3ª.Edição no dia 24/11/2019, imperdível!

Conte comigo, sempre.

Wilson Giglio

Organizador de Empresas e Equipes.

Consultor em Gestão Empresarial

Skype: wilson.giglio1

www.organizesuaempresacv.com.br

Único, no Brasil, especialista em empresas de Comunicação Visual e Correlatas.

 

Picture of Wilson Giglio

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial | Organizador de Empresas e Equipes | Mentor de Negócios e Empresários | Consultor de Processos ISO 9001 | Skype: wilson.giglio1 | Whatsapp (dúvidas): (11) 912181790

Deixe um comentário

 ITEM DESCRIÇÃO TÓPICO PÁG
1 AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE CONHECIMENTO DA EMPRESA (CHECK LIST COMPLETO) 10 24
2 INDICADORES DA EMPRESA (PLANILHA COMPLETA E GRATUITA) 18 37
3 ANÁLISE SWOT OU FOFA (PLANILHA COMPLETA E GRATUITA) 19 39
4 SONEGAÇÃO X EMPRESA X EMPRESÁRIO X CIDADÃOS X GOVERNO (APRESENTAÇÃO PPT) 25 48
5 MANUAL DE ARQUIVOS FÍSICOS E DIGITAIS (46 páginas) (EBOOK COMPLETO) 26 60
6 PRECIFICAÇÃO DE ENVELOPAMENTO E ADESIVAÇÃO (COMPLETO, COM A PLANILHA + MODELOS) 36 114
7 ORGANOGRAMA DEPARTAMENTOS E RESPONSÁVEIS (2 MODELOS COMPLETOS) 41 138
8 PRONTUÁRIO DE COLABORADOR = CHECK LIST COMPLETO 45 146
9 MACROFLUXOGRAMA VENDAS 1ª. PARTE BRIEFING (IMAGEM COMPLETA) 46 149
10 CONTROLE DE VISITAS DO CONSULTOR DE VENDAS (PLANILHA COMPLETA) 54 175
11 LINK VÍDEO AULA ORGANIZE – DEPTO. COMERCIAL 50 MIN
12 LINK VÍDEO AULA ORGANIZE – DEPTO. FINANCEIRO 48 MIN
13 LINK VÍDEO AULA ORGANIZE – DEPTO. PRODUÇÃO 31 MIN
14 LINK VÍDEO AULA ORGANIZE – DEPTO ADMINISTRAÇÃO 43 MIN
15 LINK VÍDEO AULA ORGANIZE – DEPTO. RECURSOS HUMANOS 30 MIN
16 LINK VÍDEO AULA ORGANIZE – MAPEAMENTO DE PROCESSOS 44 MIN
17 PLANILHA 5W 2H PLANO DE AÇÃO PARA SEU CONTROLE (PLANILHA COMPLETA)
18 PLANILHA GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL (2024) COMPLETA
19 PLANILHA DE GESTÃO DE IMPRESSÃO (COM VÍDEO AULA E PLANILHA COMPLETA)