São 3 empresas distintas, cada uma vende/fatura R$ 100k (Cem mil) por mês.
Uma tem LUCRO LÍQUIDO de 20%, outra de 30% e outra de 40%, como isso é possível?
Repare que estamos falando de LUCRO LÍQUIDO, portanto é o RESULTADO CONTÁBIL, encontrado através do BALANCETE ou BALANÇO da empresa, em conjunto com o DRE, que é o Demonstrativo de Resultado do Exercício.
Não tem nada a ver com o VALOR que SOBRA no FLUXO DE CAIXA da empresa, pois este é chamado de SUPERÁVIT (ou DÉFICIT) financeiro. Veja artigo explicando a respeito destes 4 itens (Lucro / Prejuízo / Superávit / Déficit) no meu site organizesuaempresacv.com.br.
Vamos colocar assim:
EMPRESA | FATURAMENTO | LUCRO LÍQUIDO R$ | LUCRO LÍQUIDO % |
EMPRESA 1 | 100.000,00 | 20.000,00 | 20% |
EMPRESA 2 | 100.000,00 | 30.000,00 | 30% |
EMRPESA 3 | 100.000,00 | 40.000,00 | 40% |
Ahhh, alguns podem dizer que o CUSTO DA MATÉRIA PRIMA pode ser diferente em todas.
Bom, não deixa de ser uma verdade, mas vamos deixar mais complicado um pouco.
O CUSTO DA MATÉRIA PRIMA será IGUAL para todas as empresas, vejamos:
EMPRESA | FATURAMENTO | CUSTO MP | LUCRO LÍQUIDO R$ | LUCRO LÍQUIDO % |
EMPRESA 1 | 100.000,00 | 30.000,00 | 20.000,00 | 20% |
EMPRESA 2 | 100.000,00 | 30.000,00 | 30.000,00 | 30% |
EMRPESA 3 | 100.000,00 | 30.000,00 | 40.000,00 | 40% |
Tendo isso como base o que acontece? Vamos fazer a conta?
EMPRESA | FATURAMENTO | -CUSTO MP | -LUCRO LÍQUIDO R$ | VLR RESTANTE |
EMPRESA 1 | 100.000,00 | (30.000,00) | (20.000,00) | 50.000,00 |
EMPRESA 2 | 100.000,00 | (30.000,00) | (30.000,00) | 40.000,00 |
EMRPESA 3 | 100.000,00 | (30.000,00) | (40.000,00) | 30.000,00 |
Motivos plausíveis e possíveis para as diferenças entre estas empresas:
TÍTULO / DESCRIÇÃO | EMPRESA 1 | EMPRESA 2 | EMPRESA 3 |
FORMA DE TRIBUTAÇÃO | LUCRO REAL | LUCRO PRESUMIDO | SIMPLES |
QTD COLABORADORES | 5 (2k cada) | 4 (2k cada) | 4 (2k cada) |
DEPRECIAÇÃO ATIVO | 3K por mês | 2k por mês | 1k por mês |
ENCARGOS SOCIAIS | 107,42% | 107,42% | 65,21% |
ENC FINANCEIROS | 3k por mês | 2k por mês | 300,00 por mês |
RETRABALHOS | 20 por mês | 10 por mês | Não tem |
ALUGUEL | 5k por mês | 4k por mês | 3k por mês |
PRÓ-LABORE | 6k por mês | 4k por mês | 4k por mês |
OBS: Para entender melhor a respeito das FORMAS DE TRIBUTAÇÃO veja a matéria correspondente no meu site: organizesuaempresacv.com.br em ARTIGOS.
Transformando as informações em valores:
TÍTULO / DESCRIÇÃO | EMPRESA 1 | EMPRESA 2 | EMPRESA 3 |
FORMA DE TRIBUTAÇÃO | 8.450,00 | 7.680,00 | 8.000,00 |
QTD COLABORADORES | 10.000,00 | 8.000,00 | 8.000,00 |
DEPRECIAÇÃO ATIVO | 3.000,00 | 2.000,00 | 1.000,00 |
ENCARGOS SOCIAIS | 10.742,00 | 8.593,60 | 5.376,80 |
ENC FINANCEIROS | 3.000,00 | 2.000,00 | 300,00 |
RETRABALHOS (CUSTO) | 2.000,00 | 1.000,00 | 0,00 |
ALUGUEL | 5.000,00 | 4.000,00 | 3.000,00 |
PRÓ-LABORE | 6.000,00 | 4.000,00 | 4.000,00 |
DIVERSAS | 1.808,00 | 2727,40 | 323,20 |
TOTAL GERAL | 50.000,00 | 40.000,00 | 30.000,00 |
Sendo assim chegamos, juntos, a CONCLUSÃO de que o CUSTO FIXO DA EMPRESA, além de ser DIFERENTE para cada uma delas, de acordo com as suas próprias CARACTERÍSTICAS, também AFETA diretamente o PONTO DE EQUILÍBRIO da mesma.
Uma vez que afeta o PONTO DE EQUILÍBRIO este índice vai se REFLETIR também, na PRECIFICAÇÃO dos produtos, já que o seu CUSTO FIXO é MENOR na EMPRESA 3 e na EMPRESA 2 do que na EMPRESA 1.
Além disso a ORGANIZAÇÃO da empresa (veja que na EMPRESA 3 não tem retrabalho, talvez até por ter feito a CONSULTORIA COMPLETA comigo…rsss), também deve ter um GESTOR (ADMINISTRADOR) eficiente, que tem um relativo conhecimento sobre a sua empresa, além de um bom suporte com todos os seus colaboradores, entre outros fatores muito importantes, tais como: Programa 5S, Mapeamento de Processos e Precificação correta, com excelentes BRIEFINGS e uma produção ORGANIZADA.
Embora PEQUENO sabe vender BEM além de administrar com maior competência, em razão do seu CONHECIMENTO e ORGANIZAÇÃO INTERNA.
Menciono isso propositalmente pois faz toda a diferença.
Tive um cliente / amigo / parceiro, lá pelos idos de 2.002, que faturava R$ 200k por mês e tinha 10% de LUCRO, com 16 colaboradores. Já estava com idade avançada e queria trabalhar menos, sem prejudicar o seu rendimento mensal.
Após elaborar um projeto para ele, iniciamos a consultoria e após 8 meses, de muito trabalho, chegamos no seguinte resultado: Faturamento R$ 100k por mês, 7 colaboradores, LUCRO de 25% por mês.
Te pergunto: melhorou ou não?
A sua empresa pode estar passando por dificuldades, ter gargalos na produção, retrabalho e desperdícios absurdos, sem controles ou gerenciamento, rotatividade de colaboradores, sem padrão de produtos, sem fichas técnicas adequadas, sem um briefing correto, sem organização na produção, e vários outros problemas internos que o impedem, até mesmo, de tirar férias ou descansar com a família, só pensando nos problemas e urgências que tem que resolver no dia a dia.
É possível arrumar tudo isso?
Sim, desde que você de o primeiro passo e ACEITE MUDANÇAS, sem isso não é possível fazer absolutamente nada. Se você é aquele empresário que não aceita sugestões / dicas / orientações para trabalhar corretamente, se não quer ESTUDAR e se CAPACITAR para MELHORAR, não se considera um APRENDIZ DA VIDA, então não adianta, fica em paz e continue a sua jornada.
Mas se você quer dar o primeiro passo e aceita tudo o que mencionei acima, então está mais do que na hora de investir na sua empresa, em você e em seus colaboradores, para dar um passo adiante, e transformar a sua empresa da água para o vinho, sendo referência na sua região, até porque terá a sua organização com base no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, fazendo comigo a CONSULTORIA COMPLETA.
Quer ter estes 40% de LUCRO LÍQUIDO por mês e saber como DISTRIBUIR?
O único e exclusivo responsável por isso é você mesmo! Basta querer e ter a supervisão de um profissional competente (modéstia à parte) e qualificado para colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a sua equipe, incluindo você mesmo.
Lógico que os exemplos destas 3 empresas são simbólicos, mas refletem a REALIDADE de muitas empresas do mercado, basta saber em qual posição você se encontra.
É bem verdade que também o FATURAMENTO faz uma grande diferença, veja artigo a respeito do PONTO DE EQUILÍBRIO, no site organizesuaempresacv.com.br, para entender melhor a respeito.
Caso opte por fazer a consultoria completa comigo, tenha certeza de que você e a equipe de vai trabalhar comigo, terão um trabalho ÁRDUO pela frente, serão meses de MUITO COMPROMETIMENTO, DISCIPLINA, DEDICAÇÃO e APRENDIZADO, mas no final, todos estarão APTOS e CAPACITADOS para darem continuidade a tudo o que foi implantado, sem a minha presença. Garanto isso em contrato, bem como o retorno do investimento.
Wilson Giglio
CONSULTOR EM GESTÃO EMPRESARIAL
ORGANIZADOR DE EMPRESAS E EQUIPES
CONSULTOR DE PROCESSOS ISO 9001
SKYPE: wilson.giglio1
WHAT: (11) 9.1218.1790 (somente texto)