Como realizar a organização completa do departamento de produção?

Ordem de Produção. O que é? Como funciona? Para que serve? Qual a sua finalidade? Tudo a respeito!

Se a sua empresa é uma INDÚSTRIA (como de COMUNICAÇÃO VISUAL, por exemplo) já ouviu falar em OP (Ordem de Produção), certo?

Uma boa parte das empresas (e até algumas pessoas que se dizem consultores), embora sejam industrias, AINDA utilizam, erroneamente, os termos OS (Ordem de Serviço = que é usada APENAS em empresas que prestam serviços, como mecânicos, funileiros, advogados, contadores, engenheiros, etc…), ou JOB (do termo inglês que significa TRABALHO. Bom, estamos no Brasil, certo? Não entendo porque algumas empresas utilizam este termo, mas ok né?), mas o CORRETO mesmo é OP (abreviação de ORDEM DE PRODUÇÃO)!

Por ser um Consultor em Gestão Empresarial, especialista em INDÚSTRIAS, criei, desde 1990, com diversas melhorias até o momento, uma Ordem de Produção que atende toda e qualquer indústria, com todas as informações necessárias incluindo dados significativos para o Mapeamento de Processos, tendo como base o SGQ ISO 9001, e tem como principal objetivo ORGANIZAR O DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO das empresas de Comunicação Visual, vinculado a outros documentos, na consultoria.

Por que PRODUÇÃO?

Porque a sua empresa (de comunicação visual e outras correlatas) são INDÚSTRIAS. Vocês compram uma MATÉRIA PRIMA, incluem ou não MATERIAL AUXILIAR, TINTAS e outros componentes / peças (quando é o caso), e TRANSFORMAM tudo isso em um NOVO PRODUTO, todo este PROCESSO é chamado de PRODUÇÃO, a sua empresa PRODUZ/FABRICA um produto, simples assim!

Ahh então minha empresa de comunicação visual é uma FÁBRICA? Sim, exatamente isso. É uma FÁBRICA, também chamada de INDÚSTRIA pois FABRICA um produto especifico utilizando várias matérias primas, materiais auxiliar e outros componentes.

Existem vários tipos de INDÚSTRIA mas, os mais comuns são:

  • Produção contínua ininterrupta.
  • Produção intermitente.
  • Produção personalizada (comunicação visual e outras)
  • Produção de grandes projetos (empresas de eventos, comunicação visual e outras)

E o que é uma Ordem de Produção? Qual a sua finalidade?

A Ordem de Produção, também conhecida por “OP” no universo industrial, é um DOCUMENTO OPERACIONAL, utilizado pelo setor industrial, com o intuito de ser o início da fabricação de um produto, personallizado ou não.

Este é o documento OPERACIONAL que será elaborado pelo PCP (Planejamento e Controle da Produção) e que vai ser enviado para cada setor da empresa que participará da fabricação do produto solicitado pelo cliente, com todos os detalhes e informações possíveis para que o processo de fabricação seja finalizado dentro dos melhores parâmetros do Sistema de Gestão da Quallidade ISO 9001. É importante observar que a OP deverá ser criada obedecendo todos os detalhes do respectivo BRIEFING e FICHA TÉCNICA, de cada produto, para que surta os efeitos necessários. Para cada produto uma OP correspondente.

Este é um DOCUMENTO que ajudará MUITO na eliminação de eventuais RETRABALHOS, no SISTEMA DA PRODUÇÃO.

Quais informações uma ordem de produção deve conter?

  1. Item a ser produzido;
  2. Código;
  3. Descrição do produto;
  4. Quantidade de itens para produção;
  5. Data de início e data de entrega planejada;
  6. Data de emissão da OP;
  7. Lista de materiais, conforme FICHA TÉCNICA;
  8. Roteiro com as operações e recursos necessários, como máquinas, ferramentas e equipe ou colaborador, de cada setor;
  9. Registro do tempo utilizado em cada tarefa descrita na OP;
  10. Responsável pela tarefa e respectivo controle de qualidade;

A maioria dos detalhes, para a criação da ORDEM DE PRODUÇÃO, vem do documento chamado BRIEFING do departamento comercial, que é elaborado pelo Consultor Comercial e serve de base, também, para o orçamento do produto.

O que é SISTEMA DA PRODUÇÃO? O que é PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO?

O sistema de produção é um conjunto de elementos, pessoas, máquinas e processos responsáveis pela fabricação/produção de um produto. Esses elementos se interligam para alcançarem o objetivo final, que é produzir. Conforme uma indústria vai crescendo, é necessário adequar e melhorar o seu sistema de produção com a contratação de mais colaboradores, a medida que vai sendo necessário, de acordo com o PCP (Planejamento e Controle da Produção).

O PCP (Planejamento e Controle da Produção) é o setor industrial responsável por todos os controles e gerenciamento do departamento da produção.  As atribuições do PCP são várias, tais como:

  • Fazer o planejamento de toda a produção;
  • Elaborar cada uma das Ops que serão utilizadas na produção;
  • Deverá existir uma OP para cada PRODUTO destacado no BRIEFING;
  • Cada PRODUTO terá a sua FICHA TÉCNICA própria;
  • A retirada de materiais que serão utilizados na OP devem estar organizados no Estoque.
  • Todas as Ops devem estar em uma pasta própria, na CENTRAL DE Ops a serem produzidas, com o BRIEFING, FICHA TÉCNICA e outros documentos pertinentes a mesma, tais como FOTOS do projeto ou até mesmo o desenho do mesmo.
  • Cada SETOR receberá a sua OP correspondente, com o detalhamento das tarefas e do produto a ser fabricado. Cada OP deverá ter o seu registro de INÍCIO e TÉRMINO, inclusive de cada tarefa, bem como do responsável pela mesma.
  • O Controle de Qualidade deverá ser realizado na finalização de cada OP em todos os setores envolvidos.
  • Deverá haver um QUADRO DE PRODUÇÃO, visível a todos, para o respectivo CONTROLE VISUAL dos interessados, inclusive para agendamento de PRAZO DE ENTREGA dos produtos, de acordo com o combinado e acordado com o cliente.
  • Uma vez que a OP seja concluída deverá retornar para a pasta própria, na CENTRAL DAS OPS para que, analisada e vistoriada, seja devolvida ao ORÇAMENTISTA, que providenciará as demais incumbencias para finalização.

Um MACROFLUXOGRAMA de uma empresa de COMUNICAÇÃO VISUAL

Em minha planilha todos os departamentos tem a sua própria OP bem como as tarefas pertinentes a cada setor, com seus respectivos tempos de execução das tarefas que são utilizados no MAPEAMENTO DE PROCESSOS e, lógico, pelo ORÇAMENTISTA quando os utiliza para fazer os ORÇAMENTOS e a PRECIFICAÇÃO dos produtos da empresa.

Como realizar a organização completa do departamento de produção?

Veja o vídeo de apresentação da respectiva planilha e organização da sua produção em:

A melhor e mais completa planilha de ORÇAMENTO E PRECIFICAÇÃO você pode ver aqui:

https://organizesuaempresacv.com.br/loja/sem-categoria/cv-orcamento-custo-e-preco-de-venda/

Caso tenha os mesmos problemas na sua empresa fique a vontade para entrar em contato, via skype (wilson.giglio1) para conversarmos a respeito e, juntos, organizarmos a sua empresa.

Fico a disposição, sempre.

Wilson Giglio

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial | Organizador de Empresas e Equipes | Mentor de Negócios e Empresários | Consultor de Processos ISO 9001 | Skype: wilson.giglio1 | Whatsapp (dúvidas): (11) 912181790
Rolar para cima