E o pior é que não são poucos, posso até mencionar alguns mais “normais”:
1). Controle financeiro inadequado, ou seja, sem controle!
Tem até um software ou planilha onde registra os movimentos financeiros, mas não serve para nada, além de controlar apenas as contas a pagar e o contas a receber (quando controla).
Mistura dinheiro do seu bolso com o dinheiro da empresa e está sempre enrolado, vira e mexe tem que estourar o cartão de crédito ou pedir empréstimo bancário ou refinanciar o carro.
Não tem controle do quanto gasta na pessoa física e muito menos na jurídica.
Não faz análises mensais, não faz previsões e nem planejamento financeiro, estratégico então nem se fala, as vezes nem sabe o que é isso.
Sabe que existe depreciação e encargos sociais, mas não sabe que deveriam ser depositados mensalmente, em uma conta especial, para fazer face a investimentos e pagamentos de colaboradores (13º salário, férias, rescisões, etc.) mas não se preocupa com isso.
2). Não sabe qual é o seu LUCRO ou PREJUÍZO mensal, não faz a mínima ideia, infelizmente.
Tudo porque não tem este conhecimento e, também, não procura saber e aprender. Deixa o barco rolar a solto, sem se preocupar em fazer uma análise mais detalhada, até para saber de quanto é o seu patrimônio.
Se alguém pergunta: qual o percentual do seu custo em relação ao seu faturamento ou o percentual de suas despesas operacionais mensais, fixas e variáveis, não faz a mínima ideia do que responder, ou se sabe do que estão falando não sabe e nem conhece os valores mensais.
Não se preocupa em fazer uma análise econômica, financeira e de rentabilidade, ou o ponto de equilíbrio da empresa, pelo menos para estabelecer metas de vendas, fica totalmente perdido nestas questões.
E controlar o LUCRO ou PREJUÍZO mensal então, nem se fala, não sabe mesmo, nem faz ideia, pois além de não ter este controle, também não entende ou procura entender a respeito do assunto.
3). Precificação
Ahhh, eu compro a matéria prima multiplico por 2, depois multiplico por 1.5 e pronto, tá feito o meu preço de venda.
Tá certo isso? Às vezes até pode dar certo, mas pergunta qual o LUCRO LÍQUIDO nesta venda para saber se ele te responde: nesta venda meu lucro líquido foi de R$ 1.245,68, exatamente.
O que o empresário não consegue entender é que se não fizer corretamente NUNCA vai ter a precificação correta também, nem mesmo seu orçamento.
Não basta apenas pegar o valor da matéria prima que vai ser utilizada, tem que saber quais outros materiais serão acrescentados no produto, até mesmo o solvente para limpeza. E a mão de obra, qual o valor do minuto de cada tarefa que é executada na fabricação do produto e na criação da arte ou conferência da mesma, quando enviada pelo cliente.
Além disso ainda tem o rateio da depreciação (pelo uso das máquinas) e das despesas operacionais, fora isso ainda tem a inserção dos impostos, comissões, entregas e mais um monte de outros detalhes que devem fazer parte do orçamento e da precificação.
Outros detalhes que não podem ser esquecidos é o da montagem, embalagem, entrega ou envio, tempo da entrega ou da instalação e vários outros fatores que devem ser PREVISTOS no orçamento e na precificação.
O fato é que a maioria dos empresários tem uma limitação quanto a isso, e acabam fazendo um monte de besteiras e, consequentemente, acabem se perdendo em um emaranhado de problemas que poderiam ser evitados se tivesse bom senso e responsabilidade, com a empresa e consigo mesmo.
4). Produção e prazo de entrega
Embora sejam de áreas diferentes um problema na produção acaba resultando em problemas com prazo de entrega. Seja por falha humana, ou de processos, ou de ordens de produção (quando tem), ou de PCP (planejamento e controle de produção, quando tem também) ou por falta de matéria prima, ou por problemas em máquinas (dos mais diversos possíveis) e que resultam, quase sempre, em atrasos nas entregas ou instalações.
Ora, tem empresa que nem sabe a sua capacidade de produção, tanto de máquinas quanto de colaboradores, nunca sentou na mesa para fazer este cálculo e, muitas vezes, até acaba se perdendo em prazos de entrega porque vende mais do que consegue produzir, um absurdo!
Um outro, digamos, culpado, por atrasar as entregas, é o próprio empresário ou o seu consultor de vendas (ou comercial). Quando o cliente pede que seja entregue tal dia o mesmo acaba concordando para não perder a venda. Dane-se se vai ter que fazer horas extras ou deixar outras ordens de produção para trás, o que interessa é vender e entregar, mesmo que para estes, que estão ficando em atraso, as promessas foram as mesmas, é um outro absurdo.
A empresa que não tem um QUADRO DE PRODUÇÃO, ou que não obedece seu PCP (planejamento e controle da produção), ou que não tem OP (ordens de produção) para cada produto, estão fadadas a continuar com estes problemas que serão cada vez mais graves, contribuindo para a perda de clientes, ao invés de organizar tudo e fazer corretamente, cumprindo todos os prazos e fidelizando seus clientes.
Você deveria dar muito valor quando conquista um novo cliente, é imensurável seu valor, e fazer com que se torne FÃ da sua empresa é melhor ainda, mas se continuar agindo como está agora, entregando com atrasos, não vai conseguir isso nunca, pense nisso.
5). Recursos Humanos
Você lida com pessoas, todos os dias, e sabe que, como você, cada uma tem um jeito de ser, um jeito de trabalhar, uma personalidade própria e diferente de todas as demais. Você, como empresário, além de ter que saber como tratar a todos, tem que ser um LÍDER ou contratar um ou mais que gerenciem (LÍDERES) seu negócio, para que tenha tempo de fazer o que deve: ADMINISTRAR A EMPRESA, alavancar seus negócios e crescer exponencialmente para ter o SUCESSO que deseja.
Você tem que se colocar na posição de EMPRESÁRIO (exemplo: Luciano Hang, da Havan), e gerenciar a empresa como tal, vendo todos os departamentos, sabendo o que acontece, analisando dados, informações, dashboards, gráficos e relatórios gerenciais, tomando decisões com base em informações corretas, sabendo todos os detalhes da SUA EMPRESA, é este o seu papel.
Cada colaborador deve ter, em mãos, um documento informando todas as atribuições e responsabilidades dos mesmos, deve ter as NORMAS INTERNAS da empresa para definir o que pode e o que não pode, deve ter o MANUAL DO COLABORADOR expondo, detalhadamente, quais serão suas OBRIGAÇÕES, DIREITOS E DEVERES como colaborador na empresa.
Nada como o colaborador ter um PLANO DE CARGOS, SALÁRIO E CARREIRA para que saiba que, com seu comprometimento, responsabilidade e disciplina, poderá a ser promovido a cada ano, de acordo com a sua Avaliação de Desempenho Mensal, e onde poderá chegar na empresa, com o decorrer do tempo, alcançando até cargos de gerência, dependendo do seu desempenho na mesma e com a equipe.
Conclusão
Falei aqui apenas de alguns fatores que prejudicam o crescimento e o fortalecimento das empresas em geral, talvez a sua não esteja passando por todos estes problemas, pode ser apenas um ou dois, não sei, mas o importante é que se você não tomar providências para resolver tudo isso pode acontecer de não chegar onde deseja: SUCESSO ABSOLUTO.
Problemas em outras áreas, tal como instalações, comercial compra, comercial venda, arte, serviços de terceiros, controles internos, controle de manutenção, e outros, podem, também, estar contribuindo para que a sua empresa não esteja da forma que deseja: organizada!
Para te ajudar a resolver todos estes problemas, sem exceção, criei uma consultoria especial, totalmente virtual, para que seu investimento não seja alto e tenha condições de suportar com certa tranquilidade, basta entrar em contato que lhe fornecerei todas as informações. Um detalhe importante eu posso te dar: sou especialista, único no Brasil, com uma metodologia de consultoria tendo como base a ISO 9001, promovendo um super diferencial para a sua empresa.
A pergunta que fica: É possível arrumar tudo e sair desta situação? Sim, é possível, no prazo de até 6 (seis) meses, dependendo da sua equipe que vai trabalhar com o consultor.
A outra pergunta é: Até quando você vai querer ficar nesta situação sem tomar uma atitude?
Fica a seu critério, eu fico à sua disposição.
Wilson Giglio
Consultor em Gestão Empresarial
Organizador de Empresas e Equipes
Consultor e Mentor financeiro
Consultor de Processos ISO 9001
Whatsapp: (11) 9.1218.1790 (somente texto)