Os 100 prováveis problemas que IMPEDEM a sua empresa de ter LUCRO e SUCESSO, e como RESOLVER!

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Direito ao ponto!

O principal responsável por isso é VOCÊ MESMO! Simples assim!

O PRINCIPAL motivo é, com certeza, a sua falta de conhecimento em determinados aspectos, senão for em todos. A verdade é que ninguém nasce sabendo, mas a decisão de aprender, tem que ser sua, caso contrário não vai adiantar nada.

A grande questão é: o quando VOCÊ está disposto a reverter a situação e melhorar, nem que seja um pouco a cada dia, para sair desta situação depende ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE de você mesmo.

Nada MUDA se VOCÊ não MUDAR! A ATITUDE tem que ser SUA, SEMPRE!

Vou elencar apenas 100 (CEM) das principais causas (na verdade existem bem mais do que isso), de isso estar ocorrendo e, pode ser, que você se enquadre em alguma dessas, ao final darei algumas soluções.

Através deste CHEK LIST marque um X na resposta:

MotivoSimNão
001Falta de conhecimento em Administração
002Falta de conhecimento em Organização
003Falta de conhecimento em planejamento financeiro
004Falta de conhecimento em planejamento da produção
005Falta de conhecimento em planejamento estratégico
006Falta de conhecimento em planejamento comercial
007Controles existentes: Controle do Fluxo de Caixa / Contas Bancárias
008Controles existentes: Controle de Despesas Operacionais
009Controles existentes: Orçamento e Precificação (preço de venda)
010Controles existentes: Controle de Custos fixos
011Controles existentes: Controle de Colaboradores (Salários / Encargos)
012Controles existentes: Controle de Estoque
013Controles existentes: Controle de Compras
014Controles existentes: Controle da Capacidade de produção
015Controles existentes: Controle de Fornecedores
016Controles existentes: Controle de Clientes
017Controles existentes: Controle de contas a pagar
018Controles existentes: Controle de contas a receber
019Controles existentes: Controle de Vendedores / Consultores
020Controles existentes: Controle de comissões (pagas e a pagar)
021Controles existentes: Controle de horário dos colaboradores
022Controles existentes: Controle das rotinas dos colaboradores
023Controles existentes: Controle da responsabilidade do colaborador
024Controles existentes: Controle de Qualidade dos produtos
025Controles existentes: Controle das OPs em quadro de produção
026Controles existentes: Controle de Orçamentos aprovados ou não
027Controles existentes: Controle dos atendimentos a clientes
028Controles existentes: Check list de ferramentas internas
029Controles existentes: Check List de ferramentas para instalação
030Controles existentes: Produtividade Mensal Impressão
031Controles existentes: Produtividade Mensal outros Dptos Produção
032Controles existentes: Controle de Manutenção das Impressoras
033Controles existentes: Controle de Manutenção de equipamentos
034Controles existentes: Controle de Manutenção dos veículos
035Controles existentes: Controle dos Equipamentos de Informática
036Controles existentes: Arquivo / Pasta virtual de cada cliente
037Controles existentes: Ficha Técnica de cada produto da empresa
038Controles existentes: Catálogo de cada produto da empresa
039Controles existentes: Postagens nas redes sociais
040Controles existentes: Controle de retorno de divulgações pagas
041Controles existentes: Controle de viagens / visitas a clientes
042Controles existentes: Computadores / Softwares / Senhas
043Controles existentes: Documentação de cada colaborador
044Controles existentes: Plano de ação Diretoria e Gerência
045Controles existentes: Depreciação do Imobilizado
046Controles existentes: Ordem de Produção do mês (executada ou não)
047Controles existentes: Orçamentos não aprovados no mês
048Documentos existentes: Normas Internas dos colaboradores
049Documentos existentes: Manual do Colaborador
050Documentos existentes: Avaliação de Desempenho mensal
051Documentos existentes: Plano de Cargos, Salários e Carreira
052Documentos existentes: Política de Compras
053Documentos existentes: Política de Vendas
054Documentos existentes: Política de atendimento ao cliente
055Documentos existentes: Manual do produto para o cliente
056Documentos existentes: Política de garantia do produto / serviço
057Documentos existentes: Política de entrega / instalações
058Documentos existentes: Programa 5S
059Documentos existentes: Organograma da Empresa / Departamentos
060Documentos existentes: Organograma das responsabilidades
061Documentos existentes: Organograma dos centros de custos
062Documentos existentes: Mapa das responsabilidades
063Documentos existentes: Macrofluxograma da empresa
064Documentos existentes: Macrofluxograma de cada departamento
065Documentos existentes: Mapeamento de processos administrativos
066Documentos existentes: Mapeamento de processos financeiros
067Documentos existentes: Mapeamento de processos comerciais
068Documentos existentes: Mapeamento de processos produção
069Documentos existentes: Mapeamento de processos expedição
070Rotinas existentes: Plano de melhoria contínua
071Rotinas existentes: Reunião semanal no Setor Comercial
072Rotinas existentes: Reunião semanal da Diretoria e Conselho
073Rotinas existentes: Reunião quinzenal com colaboradores
074Rotinas existentes: Aplicação do Programa 5S contínua
075Rotinas existentes: Verificação diária do material do estoque
076Rotinas existentes: Planejamento da Produção diária
077Rotinas existentes: Planejamento de Instalações (e da Equipe)
078Rotinas existentes: Verificação diária dos veículos (check list)
079Rotinas existentes: Verificação das Férias dos colaboradores
080Rotinas existentes: Relação de material do estoque para compra
081Rotinas existentes: Lançamento diário do fluxo de caixa
082Rotinas existentes: Mapa de vendas / produção / entregas
083Rotinas existentes: Divulgação nas redes sociais diariamente
084Rotinas existentes: Conferência de Extintores de Incêndio Mensal
085Rotinas existentes: Reunião / Palestra mensal com colaboradores
086Rotinas existentes: Apontamento de retrabalhos / desperdícios
087Relatório Mensal: Fluxo de Caixa e Capital de Giro
088Relatório Mensal: Custos e Despesas por centro de custo
089Relatório Mensal: Investimentos e Reserva de Deprec e Enc. Sociais
090Relatório Mensal: Posição do Imobilizado
091Relatório Mensal: Balancete Patrimonial
092Relatório Mensal: Demonstrativo do Resultado do Exercício
093Relatório Mensal: Posição (Inventário) mensal do Estoque
094Relatório Mensal: Produção no mês (por setor)
095Relatório Mensal: Vendas no mês, por consultor (vendedor)
096Relatório Mensal: Ponto de Equilíbrio do mês
097Relatório Mensal: Dashboard gerencial para tomada de decisões
098Relatório Mensal: Colaboradores (absenteísmo / presença)
099Relatório: Custos x Vendas x Ponto de Equilíbrio x Lucro / Prejuízo
100Relatório Mensal: Previsto x Realizado (Caixa x Vendas x Financeiro)

 

E falta ainda mencionar outros, como por exemplo:

– Falta de capacidade para contratar colaboradores (sem perfil e sem regras)

– Falta de capacidade de liderança (as vezes dos proprietários e gerentes)

Falta de humildade para assumir que está errado e precisa de ajuda

– Falta de sinceridade consigo mesmo e assumir que precisa melhorar o mais rápido possível

Além de, provavelmente, não saber fazer CORRETAMENTE a PRECIFICAÇÃO (formação do preço de venda do seu produto), principal fator de PREJUÍZOS constantes, porque ou não tem uma planilha adequada (e a minha é a melhor do mercado, feita exclusivamente para esta atividade) ou porque o sistema que tem não agrega todas as informações que deveria (falta depreciação, falta tarefas, falta encargos sociais, etc).

Outro problema constante é, provavelmente, o atraso na entrega de pedidos e de instalações, causados por RETRABALHOS, falta de ESTOQUE, compras demoradas e impressões erradas, tudo por causa do BRIEFING de venda que: ou é obsoleto ou está errado ou não existe.

E muitas outras questões que podia inserir aqui, mas creio que isso já é o suficiente.

Bom, agora a questão é:

De todas as questões acima, quantas são de SIM (     ) e quantas são de NÃO (     ). Seja sincero.

Se o SIM representa mais de 50%, ou seja, a metade, a sua empresa (e VOCÊ) estão no caminho certo, continue assim, aprenda mais e melhore a administração para todos.

Se o NÃO representa mais de 50% sugiro, firmemente, que tome uma decisão, URGENTE, para sanar todos estes problemas, pois, é bem provável, que a sua empresa não sobreviva nos próximos anos e isso seria uma pena, já que é possível você perder tudo, tempo e dinheiro.

Provavelmente você está PATINANDO, trabalha, trabalha e não sai do lugar, ou pior, trabalha muito mais que todos os seus colaboradores, ganha igual ou até menos do que eles e ainda tem um muito mais responsabilidades que todos. Isso significa que está trabalhando de forma errada, não é organizado e não tem ou não sabe dar autonomia aos seus colaboradores. Neste ponto pode ser, também, que não tenha alguém de confiança ou gerentes (pessoas) que o possam ajudar / colaborar com o desenvolvimento da empresa.

Será que não está na hora de você REPENSAR em tudo isso, colocar tudo no papel e tomar uma decisão de COMO RESOLVER todos estes problemas?

Se tudo isso não está te afetando ok! Sem problema algum, continue assim, é problema seu.

Mas, se depois de REPENSAR resolver que precisa de ajuda, pode contar comigo.

Eu tenho a SOLUÇÃO para resolver todos estes problemas, todos mesmo!

Posso até afirmar que JUNTO COM VOCÊ e SUA EQUIPE podemos acabar com todos os itens que respondeu NÃO e melhorar os que respondeu SIM, certeza absoluta!

Mas tudo isso depende de VOCÊ mesmo, será preciso MUDAR, ACEITAR opiniões, ACATAR instruções e orientações, IMPLANTAR todos os controles, MELHORAR o relacionamento com a sua EQUIPE, INSERIR vários controles, APRENDER a LER relatórios para que tome decisões mais acertadas.

Só depende de VOCÊ MESMO!

E tenho várias formas de fazer isso, a escolha é sua:

  • posso te fornecer todos os documentos (modelos), planilhas para controle e relatórios, incluindo mentoria (2 horas) via skype e, se combinarmos, um dia na sua empresa;
  • posso te dar um curso presencial ou on line, com todo este material incluso (20 horas)
  • posso fazer a consultoria completa na sua empresa (200 horas, sendo 4 semanas de 50 horas cada), e deixar tudo isso implantado e toda a sua equipe capacitada para dar continuidade a este trabalho que será realizado JUNTO com você (e sua equipe).

Qualquer que seja a opção vou te fornecer todos os MODELOS (incluindo as PLANILHAS) para VOCÊ implantar na sua empresa (com vídeo aulas) (se for na Consultoria implantarei JUNTO com você), a adaptação e todo o trabalho operacional deverá ser realizado pela SUA EQUIPE, a mim cabe apenas as dicas, orientações, instruções e palestras (quando for consultoria).

Vou compartilhar com você e sua equipe, todo o meu conhecimento na área de gestão (apenas 50 anos de experiência e 757 consultorias realizadas desde 1990) e minha vivência em empresas de comunicação visual (33 consultorias realizadas até o momento em empresas deste ramo de atividade em todo o Brasil).

Tem interesse em aprender mais, se capacitar e sair desta inércia que está?

Tem interesse em fazer sua empresa e sua equipe crescer e chegar no topo?

Tem interesse em ter o sucesso que deseja e alcançar seus objetivos?

Agora que você já sabe de tudo isso não tem volta, não pode dizer que não sabia. Só te resta um caminho:

Fazer a melhor escolha para a sua empresa e investir no que for preciso para resolver tudo isso!.

Conte comigo, envie este documento preenchido para o meu skype ou whatsapp abaixo.

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial

Organizador de Empresas e Equipes – Especialista em empresas de CV e ID

Contador – Administrador – Mentor de Negócios – Professor Técnico – Escritor

 

Contato direto: Skype: wilson.giglio1          Whatsapp: (11) 9.4447.4088

 

Estarei na FESPA BRASIL 2021, de 18 a 21 de O

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Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial | Organizador de Empresas e Equipes | Mentor de Negócios e Empresários | Consultor de Processos ISO 9001 | Skype: wilson.giglio1 | Whatsapp (dúvidas): (11) 912181790

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